Passeando pela minha rotina de leitura de blogs de RPG, me deparei com este artigo da Gurps Zine entitulado SJ Games, GURPS e o mercado de RPG em 2010 comentando um pouco sobre o mercado de RPG para a Steve Jackson Games, responsável por GURPS.
Hoje Gurps já não é mais a menina dos olhos da SJG e infelizmente corresponde a míseros 10% de suas vendas, sendo que a maioria ainda em versão PDF, ao invés da versão física. Isso também se deve ao fato da tecnologia ter avançado e lá fora muitos possuírem leitores digitais portáteis. Mesmo assim, não explica a baixa venda de Gurps.
Além disso, parece que a SJG não se importa mais com o Brasil por dois motivos: a Devir foi a única a querer adquirir os direitos para publicá-lo no Brasil e isso também depois de 6 anos de atraso em relação ao lançamento oficial. E infelizmente o mercado brasileiro não está para Gurps, vide o anúncio de vários RPG’s caseiros que se tornaram sistemas oficiais. Não que isso seja ruim, pelo contrário, é muito bom, mas talvez faltou ao GURPS se adaptar ao que acontecia e também ter o devido suporte aqui em nossas terras.
Quando postei aqui no blog em Setembro de 2010 falando que Gurps 4ª Ed. aqui no Brasil seria um fracasso, muitos me criticaram, mas está aí o resultado. Nem o módulo Campanhas ainda fora lançado.
Triste mesmo, para meu RPG favorito!
Bem, não podemos falar que o GURPS está morto nas terras do Tio Sam, basta lembrar que a 4ª Edição foi lançada a 6 longos anos, isso num mercado que se pegarmos outros sistemas veremos que eles tiveram grandes atualizações nesse periodo, e ainda temos a questão de que a maioria dos jogadores não compraram novas versões dos mesmos suplemntos.
César!
Obrigado pelo comentário!
Você está certíssimo, estou falando do mercado aqui no Brasil! Lá nos EUA são outros fatores para serem analisados, como o exemplo que você mesmo citou, de comprar o mesmo suplemento, só que atualizado.
Pena, pois Gurps é um sistema muito bom.
Pois é, lá fora é outra coisa. Mesmo assim acredito que GURPS nos EUA já não atrai novos jogadores. Tanto jogadores quanto a própria SJ Games são mais conservadores no que diz respeito a novas edições. A 4E saiu depois de ANOS de experiência, estudos e CONSULTA PÚBLICA aos jogadores. Eu mesmo respondi o questionário na época do desenvolvimento. 5E não deve sair em menos de 5 anos com certeza, talvez até mais. GURPS é o “Debian Linux” dos RPGs (pra quem entende a comparação). Vai sobreviver lá fora por algum tempo ainda, mas estamos ficando velhos… No Brasil é uma lástima…
É uma pena mesmo. O mundo está mudando, e o RPG também. Tenho a impressão de que o futuro aqui no Brasil está nas mãos de sistemas indies (ou caseiros), lançados com baixo custo. Vide Old Dragon e Busca Final, por exemplo.
O problema de GURPS é que ele carrega uma enfadonha estigma de “RPG cheio de regras”, quando na verdade é um RPG modular, ou seja, ele permite que você consiga jogar com a quantidade de regras que você quiser, desde apenas três (isso mesmo, três regras) ou um número que tende ao infinito. A vantagem do sistema ser genérico é dar ao mestre a TOTAL liberdade de criar seus próprio cenário, utilizando como elemento de regras características inerentes a humanóides inteligentes (vícios, deficiências, virtudes, defeitos, tendências, etc.) e não elementos fechados (como o sistema de classe).